Criado em 2002, o Observatório das Metrópoles Núcleo Curitiba é sediado na Universidade Federal do Paraná (UFPR), sob a coordenação de Madianita Nunes da Silva.

Para o projeto “Reforma Urbana e Direito à Cidade”, com organização de Rosa Moura e Olga Lúcia Castreghini de Freitas, participam 42 pesquisadores(as) vinculados ao núcleo.

A equipe do projeto produziu uma síntese das proposições, experiências em campanhas e mobilizações, e relatos de lutas populares pelo direito à cidade e reforma urbana na metrópole de Curitiba e território de sua Região Metropolitana (RM).

Acesse o documento “Subsídios a uma Agenda pela Reforma Urbana e o Direito à Cidade/Metrópole na RM de Curitiba“, que subsidiou as discussões do fórum local promovido pelo núcleo no dia 14 de setembro de 2022. Os registros do evento estão disponíveis em: youtube.com/obsmetropoles

Equipe

Adriane de Andrade
UFPR
Alessandro Lunelli
USP
Alice Dandara de Assis Correia
UFPR
Aline Sanches
UFPR
Amanda Machado de Almeida
UNICENTRO
Ana Carolina Rubini Trovao
UFPR
Ana Claudia Antunes Brizola
UFPR
Ana Gabriela Texeira
UFPR
Anderson Proença
UTFPR
Bruna Lourenso
UFPR
Carolina Batista Israel
USP
Carolina Gama
UTFPR
Daisy Ribeiro
Terra de Direitos
Edivaldo Ramos de Oliveira
FLACSO-Brasil
Elisa da Costa Siqueira
UFPR
Fabiana Moro Martins
UFPR
Fernanda Andrade dos Santos
UFPR
Gustavo Raldi Storck
UFPR
Jéssica Wludarski
UFPR
Jonathan Seronato
UFPR
Kamila Anne Carvalho da Silva
UFPR
Kelly Maria Christine Mengarda Vasco
UFPR
Leandro Gorsdorf
UFPR
Letícia Gzebieluka Alves
UFPR
Liria Yuri Nagamine
IPEA
Lislaine Guimarães
UFPR
Lívia Maria dos Santos
IFPR
Lorreine Santos Vaccari
UFPR
Lucas Ponte Mesquita
UFPR
Luiz Belmiro Teixeira
UFPR
Madianita Nunes da Silva
UFPR
Marcelo Nogueira de Souza
UFPR
Maria Tarcisa Bega
UFPR
Marina Sutile de Lima
UFPR
Olga Lúcia Castreghini de Freitas
UFPR
Patrícia Baliski
IFPR
Rafael Pivetta
UFPR
Robert de Almeida Marques
PMRBS
Rosa Moura
IPEA
Simone Polli
UTFPR
Suelem dos Santos Fernandes
UFPR
Thaís Kornin
UFPR
 
  • Região Metropolitana de Curitiba

    O livro previsto para a Região Metropolitana de Curitiba está organizado em seis partes, segundo temas específicos, compostos por capítulos autorais, articulados entre si, com textos breves, teor objetivo e propositivo, acompanhados por recursos de síntese, como boxes, linhas do tempo, quadros, mapas e gráficos. Além de uma apresentação inicial, agrega uma parte final que reúne as proposições da equipe. Os capítulos estão pautados em resultados de pesquisas realizadas durante o INCT, pela equipe do núcleo, e têm como fio condutor o usufruto ou a violação do Direito à Cidade sob a prevalência de instrumentos e mecanismos resultantes da luta pela Reforma Urbana.

    Tomam-se como bases de análise: (i) a exclusão e a violação do Direito à Cidade no modelo vigente de expansão urbana e uso do solo; as áreas de risco e a vulnerabilidade a eventos globais (pandemias e mudanças climáticas); (ii) a privação do direito de acesso à moradia, aos serviços sociais (ênfase em saúde e educação), à mobilidade urbana, a atividades culturais e religiosas, ao meio ambiente saudável; (iii) o direito à participação na gestão urbana, no processo político, e no processo eleitoral.

    Os procedimentos para composição do livro seguem o modelo adotado para outras publicações realizadas pelo núcleo: (i) equipes que atuarão integradamente na produção dos capítulo em cada parte; (ii) oficinas de trabalho para balizamento teórico-conceitual da equipe e para articulação entre os capítulos; (iii) pareceres internos, por membros da equipe, aos textos preliminares, com sugestões para melhor articulação entre os textos; (iv) ajustes e inserção das contribuições da equipe pelos autores, para a versão final, e envio para a editoração; (v) apresentação pública dos resultados em foro de debates com autores e convidados, aberto à comunidade.

    Organização: Rosa Moura e Olga Lúcia Castreghini de Freitas

    Saiba mais sobre este livro