O Observatório das Metrópoles Núcleo Salvador foi criado em 2003 e é vinculado à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (UFBA), sob a coordenação de Inaiá Maria Moreira de Carvalho e Gilberto Corso Pereira.

Para o projeto “Reforma Urbana e Direito à Cidade: desafios para o desenvolvimento nacional”, com organização de Gilberto Corso Pereira e Claudia Monteiro Fernandes, participam 14 pesquisadores(as) vinculados ao núcleo.

 

Equipe

 

Antonio Angelo Fonseca
UFBA
Aparecida Netto (Coordenação)
UCSAL
Carla Galvão
UFBA
Claudia Monteiro
UFBA
Erika Cerqueira
UFBA
Gilberto Corso (Coordenação)
UFBA
Graça Gondim
UFBA
Inaiá Carvalho
UFBA
José Lazaro
UFBA
Juan Delgado
UFBA
Laila Mourad (Coordenação)
UFBA
Maina Silva
UFBA
Pablo Florentino
UFBA
Rafael Arantes (Coordenação)
UFBA
 
  • Região Metropolitana de Salvador

    O livro a ser organizado pelo Núcleo Salvador do Observatório das Metrópoles terá seu conteúdo organizado em 4 partes compostas por seções e subseções curtas e boxes. As diversas partes tratam das grandes questões e os boxes de temáticas específicas. 

    A primeira parte do livro responderá a questão “como anda a metrópole?” trazendo a situação atual da metrópole e seu histórico, bases sobre as quais o futuro metropolitano está se conformando. A segunda parte pretende responder a questão “para quem se governa?” e trata dos processos de governança urbana e metropolitana e inclui aqui uma análise histórica dos aspectos políticos envolvidos. A terceira parte discutirá as grandes demandas, carências e lutas sociais que se desenvolvem metrópole contemporânea. A quarta e última parte vai tratar das as propostas do Núcleo Salvador para a metrópole, considerando além dos condicionantes de futuro analisados nas Partes I e II, os cenários possíveis, a agenda 2030, a Nova Agenda Urbana, e particularmente as lutas, reivindicações e resistências apresentadas na Parte III e a possibilidade de políticas públicas que encampem essas questões na forma de uma agenda de Reforma Urbana. 

    Organização: Gilberto Corso Pereira e Claudia Monteiro Fernandes

    Saiba mais sobre este livro